Uma dupla bem conseguida, Aveia e Colesterol.

Cereal rico, fácil de digerir e que tem um papel importante na redução dos níveis de colesterol. Disfrute da sua versão mais rica e comece a incluí-la na sua dieta.

De desconhecida para o consumo humano – ao ter estado relegada para a forragem animal –, pouco a pouco, e graças às suas grandes qualidades nutritivas, está a começar a integrar-se na alimentação de toda a família com resultados magníficos.

Rainha dos cereais

Entre tantos cereais masculinos ( o trigo, o milho, o arroz….) chegou a aveia para impor o seu reinado. Esta planta, pertencente à família das gramíneas, é a protagonista indiscutível devido à sua composição rica em hidratos de carbono (66% igual ao resto dos cereais), destacando-se dos restantes pelo seu aporte de proteínas (17 % aveia, 12,6 % trigo, 6,5 % arroz) e gorduras eminentemente insaturadas (7 % aveia, 1,8 % trigo, 1 % arroz).

Excelentes propriedades

Proteínas essenciais: contém todos os aminoácidos essenciais.
Aproveite-os de forma óptima combinando o seu consumo com algum tipo de legumes, visto que os seus aminoácidos se complementam perfeitamente, transformando-se assim numa proteína de grande qualidade.

Digestão fácil: o seu baixo teor em gliadina, a proteína do glúten que causa os principais problemas de intolerância, faz com que seja um cereal mais fácil de digerir. Por isso, também é muito apropriada para a dieta de crianças pequenas, maiores e adultos com estômagos delicados.

Energia para todo o dia: os seus hidratos de carbono são absorvidos lentamente, pelo que a energia que proporciona é mais duradoura.

Mina de cereais e vitaminas: é muito rica em fósforo, cálcio e ferro (supera inclusivamente a carne) e em vitaminas B1, B2, B6 e E. Trata-se de um poderoso remineralizante e reconstituinte e de um alimento adequado para miúdos em idade de crescimento e para pessoas com uma grande exercício físico ou intelectual.

O que é o colesterol

Em primeiro lugar, é necessário saber que existem dois tipos de colesterol: o conhecido como “mau” o LDL – lipoproteínas de baixa densidade que transportam o colesterol para os tecidos – e o conhecido como “bom” o HDL –lipoproteínas de alta densidade que recolhem o colesterol dos tecidos e o levam para o fígado para ser eliminado.

Em geral, considera-se que o nível desejado de colesterol total no sangue deve estar abaixo de 200 mg/dl , o de LDL abaixo de 100 mg/dl e o de HDL acima de 40 mg/dl.

Amiga do seu colesterol

Se gosta de cuidar de si e de ter cuidado para que os seus níveis de colesterol no sangue se mantenham dentro da normalidade, saiba que este cereal pode ajudar a conseguir isso. A aveia destaca-se pela sua riqueza em fibra solúvel, de consistência gelatinosa, cujo componente mais notório e abundante é o beta-glucano.

A viscosidade que esta fibra solúvel proporciona uma vez no intestino também pode ajudar a que a absorção de glucose e a sua passagem para o sangue sejam mais lentas e progressivas, evitando subidas de glucose demasiado elevadas.

O grão de cevada contém de forma natural ácidos gordos insaturados, entre os quais se destaca o ácido linoleico. Este tipo de gordura, quando substitui gorduras saturadas, também ajuda a velar pela saúde cardiovascular.


Boas razões para incluir a aveia na sua dieta

1- Ajuda-nos a complementar possíveis défices em situações de convalescença, em pessoas com anemia, em desportistas e na fase de crescimento.

2- Pelo seu aporte de fibra solúvel e insolúvel é muito útil para prevenir a obstipação.

3- Graças ao beta-glucano, é possível ajudar a regular os níveis de colesterol.

4- Os seus hidratos de carbono juntamente com a fibra fazem com que a entrada de glucose no sangue se faça de uma forma mais gradual, pelo que é ideal para pessoas com diabetes.

5- O seu possível efeito saciante e a acção que exerce sobre a absorção de gorduras pode ser útil em dietas de controlo de peso.

Aveia e colesterol, uma dupla bem conseguida. Publicado na revista Dieta Sã Nº89, Março 2015.



Também lhe pode interessar: