Falemos de colesterol

O colesterol é um tipo de gordura presente em todas as células do corpo humano e absolutamente necessário para o correcto funcionamento do nosso organismo.

Principais funções do colesterol

Intervém na formação de ácidos biliares , essenciais para a DIGESTÃO DAS GORDURAS.
Os raios solares transformam-no em vitamina D para PROTEGER A PELE dos agentes químicos e evitar a sua desidratação.
A partir dele, FORMAM-SE CERTAS HORMONAS, como as sexuais e as da tiroide.


O organismo humano fabrica colesterol de maneira natural no fígado (colesterol endógeno) e uma menor parte chega-nos através dos alimentos.
Essa é a parte que podemos controlar através da alimentação. O problema pode aparecer quando um excesso de colesterol circula pelo sangue e se deposita nas paredes das nossas artérias. Quando isto sucede, as artérias podem endurecer (arteriosclerose) e contrair-se, impedindo a livre passagem do sangue e favorecendo problemas como a hipertensão arterial.





Colesterol bom e colesterol mau

Numa análise de sangue, determina-se a quantidade de Colesterol Total, que é a soma do HDL (colesterol bom) + LDL (colesterol mau).

Para circular pelo sangue, o colesterol necessita de uma lipoproteína que pode ser a HDL (lipoproteína de alta densidade), ou a LDL (lipoproteína de baixa densidade).
A lipoproteína HDL leva o colesterol do sangue até ao fígado, evitando que se deposite nas paredes das artérias. A proteína LDL é a que deposita o colesterol que transporta nas paredes das artérias, favorecendo os problemas circulatórios. É por isso que o colesterol HDL é o chamado colesterol “bom”, ou factor de protecção, em relação ao colesterol LDL, que se qualifica como colesterol “mau”, ou factor de risco.

Controle os seus níveis de colesterol





Alguns factores dietéticos, como a quantidade de gordura na nossa dieta, o conteúdo em fibra, ou o colesterol presente nos alimentos, podem ter um impacto muito importante na nossa saúde cardiovascular e concretamente nos nossos níveis de colesterol no sangue. Uma das principais medidas para controlar o colesterol através da alimentação é reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, maioritariamente em produtos de origem animal, escolhendo versões menos gordas, como as carnes brancas, os produtos lácteos com baixo teor de gordura, ou alimentos ricos em gorduras insaturadas, como o anchovas, os frutos secos e o azeite…

Para manter uma boa saúde cardiovascular, é recomendável a prática regular de exercício físico pelo menos 30 minutos por dia.

Consumir alimentos ricos em fibra, como frutas, verduras e cereais integrais, também é uma forma de cuidar da sua saúde cardiovascular. Em concreto, una fibra solúvel, presente na aveia e na cevada, chamada beta-glucano, revelou reduzir o colesterol no sangue. Os fitoesteróis são outro composto que revelou reduzir o colesterol e que podemos encontrar em produtos de origem vegetal, como óleos vegetais (óleo de girassol), azeite, legumes, cereais e frutos secos, anchovas…

Esclarecimentos sobre o colesterol



> O colesterol é necessário , para o correcto funcionamento do organismo.
Os raios solares transformam-no em vitamina D para PROTEGER A PELE dos agentes químicos e evitar a sua desidratação.
A partir dele, FORMAM-SE CERTAS HORMONAS, como as sexuais e as da tiroide.


Falemos de colesterol. Lucía Bultó , Junho 2016.



Também lhe pode interessar