A importância de prevenir o colesterol

Cuide da sua Saúde Cardiovascular

A saúde do sistema circulatório não se deteriora de um dia para o outro, os diferentes factores de risco cardiovascular podem ir actuando pouco a pouco, apesar de os danos não serem perceptíveis. Os problemas cardiovasculares são a 1ª causa de morte no mundo.

Temos que imaginar o sistema circulatório como o sistema de canalização de uma casa. Quando as canalizações são “novas” não dão problemas, mesmo que a água que passe por elas não esteja nem seja limpa. Com os anos, é a deterioração que acaba por causar problemas no sistema e no fornecimento, provocando entupimentos, rebentamentos e fugas.

Para cuidar do nosso sistema circulatório e mantê-lo em forma é imprescindível que desde jovens façamos uma alimentação correcta e pratiquemos algum exercício físico regularmente, de acordo com as nossas possibilidades. Os cientistas demonstraram que o tabaco também é um grande inimigo da saúde cardiovascular.

Não podemos pensar que devemos controlar os nossos níveis de colesterol só na idade adulta. Cada vez é mais frequente, detectar níveis elevados de colesterol em crianças e jovens. Nestes casos, o desgaste começou muito cedo, e com isso o futuro desse sistema pode ficar muito comprometido.

De uma maneira natural devemos fazer uma alimentação mediterrânea e equilibrada. Segundo os especialistas, a dieta mediterrânea é a mais saudável para manter em forma o nosso sistema circulatório. Não é preciso complicar a nossa vida, o modelo é muito fácil e podemos torná-lo apetecível e variado.





A alimentação dever conter ¾ partes de alimentos de origem vegetal e ¼ parte de alimentos de origem animal, dando prioridade ao peixe, às carnes brancas e aos produtos lácteos com baixo teor de gordura. Além disso, devemos incluir na nossa dieta alimentos que, de uma forma natural, nos ajudem a manter uns níveis correctos de colesterol no sangue. O peixe, principalmente as anchovas, as frutas e verduras, o azeite virgem, os frutos secos, a fibra de aveia, entre outros, são alimentos naturais que, sistematicamente nos ajudam a manter uns níveis correctos de colesterol, evitando desgastes precoces, em crianças e jovens, e permitindo rectificar os níveis elevados na população adulta.

Controle níveis altos de colesterol com a dieta mediterrânea

Recomendações para fazer da sua alimentação uma dieta mais sã e equilibrada:





Esta proposta contém aprox. ¾ partes de alimentos de origem vegetal (féculas, legumes, frutas, verduras e azeite) e ¼ parte de origem animal, em versões com baixo teor de gordura (carnes, peixes e produtos lácteos).

Esta proposta modera a quantidade de calorias ingeridas na nossa dieta, pelo que a maioria da população pode segui-la.



A importância de prevenir o colesterol. Lucía Bultó , Junho 2016.



Também lhe pode interessar