Se quer cuidar da sua alimentação, a dieta mediterrânea é uma das mais recomendáveis para ajudar a controlar o seu colesterol.

Um dos tesouros que nos traz a dieta mediterrânea é o uso do azeite virgem que tem propriedades cardioprotectoras e confere um sabor inigualável aos seus pratos.

Os alimentos da dieta mediterrânea são uma grande fonte de vitaminas, minerais e fibra nas nossas refeições e, além disso, proporcionam uma grande quantidade de água. As verduras, hortaliças e frutas são alguns dos seus alimentos principais que, juntamente com a fibra, ajudam a contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Comer habitualmente fruta fresca à sobremesa é muito nutritivo para a nossa alimentação diária e é uma boa alternativa para comer a meio da manhã ou ao lanche.

São ricos em hidratos de carbono e ajudam-nos a conseguir a energia necessária para realizarmos as nossas actividades diárias. É recomendável consumir diariamente pelo menos quatro doses de cereais e que uma dose seja de cereais integrais: pão, arroz, massa, bolachas, ou derivados. Estudos demonstram que uma dieta regular rica em cereais integrais (trigo, aveia, cevada e arroz) proporciona um maior número de nutrientes (vitaminas e minerais) e reduz o risco de doença do coração.

Os produtos lácteos são uma fonte de proteínas, minerais e vitaminas, muito benéficos para a saúde.

Comer em pequenas quantidades, se possível em guisados ou em pratos à base de verduras e cereais.

É recomendável o consumo de anchovas, uma ou duas vezes por semana. O peixe tem propriedades muito parecidas com as gorduras de origem vegetal que protegem das doenças do coração. Também pode comer peixes gordos, como o salmão, a truta, o atum-voador e as sardinhas, no forno ou na grelha, pelo menos duas vezes por semana.

A água é vida e é essencial para se conseguir uma dieta equilibrada. Se beber dois copos grandes de água a cada refeição, facilmente chegará a metade da quantidade diária recomendada.

Também lhe pode interessar