O excesso de colesterol mau (LDL) no sangue chama-se hipercolesterolemia e é um importante factor de risco de doenças cardiovasculares.

Quando temos níveis altos de colesterol mau (LDL), as células não conseguem absorver o excesso de colesterol que chega às artérias, o que faz com que este se deposite nas suas paredes e impeça a chegada do fluxo sanguíneo ao resto dos órgãos vitais do nosso corpo. A acumulação de colesterol na parede das artérias contribui para um estreitamento e provoca a arteriosclerose.

O colesterol é transportado para as células do nosso corpo.
O excesso de colesterol pode acumular-se nas paredes das nossas artérias.
A acumulação provoca um estreitamento e pode ser muito perigosa para a saúde cardiovascular.

Casos de risco especial de ter colesterol

Existem casos de risco especial de ter colesterol, como seja:

Grávidas Durante a gravidez é normal uma alteração dos níveis de lípidos no sangue. Um bom controlo e um especial cumprimento dos valores, seria o primeiro passo a seguir.
Crianças sedentárias A má alimentação e a falta de exercício físico podem aumentar os níveis de colesterol dos mais pequenos. É recomendável uma dieta equilibrada.
Fumadores O consumo de tabaco causa o aumento dos níveis de colesterol. Estudos demonstram que deixar de fumar reduz os níveis altos de colesterol “mau”.
Diabéticos A diabetes pode aumentar os níveis de colesterol, por isso, é recomendável um seguimento mais rígido com análises periódicas.
Pessoas com excesso de peso O excesso de peso aumenta o tipo de colesterol mau e os triglicéridos. Fazer uma dieta equilibrada e praticar exercício físico ajuda a prevenir o colesterol.

Também lhe pode interessar