O melhor da aveia. Benefícios do beta-glucano

Este tipo de fibra dietética solúvel encontra-se principalmente no farelo de aveia. Aproveite todos os seus benefícios, entre os quais se destaca a diminuição significativa do colesterol.

O componente mais abundante e importante da aveia é o beta-glucano, um tipo de fibra conhecido pelos seus benefícios para o nosso coração.
Estudos clínicos independentes demonstraram que o consumo diário de 3 gramas de beta-glucano, aliado a hábitos de vida saudáveis e a uma dieta variada e equilibrada, é eficaz a diminuir os níveis de colesterol.

Reduz o seu colesterol e cuida da saúde cardiovascular

Ter o colesterol alto no sangue é um factor de risco que influência no desenvolvimento futuro de doenças cardiovasculares. Os benefícios do beta-glucano de aveia sobre a redução do colesterol têm sido amplamente demonstrados e ratificados pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e pela Agência Federal dos Produtos Alimentares e Farmacêuticos dos EUA (FDA).


Várias investigações têm indicado que o principal componente da fibra solúvel de aveia, o beta-glucano, pode ajudar-nos a reduzir significativamente os níveis de colesterol total e LDL (“mau”) dos adultos hipercolesterolémicos sem alterar os valores do colesterol HDL ("bom").
A diminuição dos níveis de colesterol prejudicial (LDL) pode reduzir os riscos de doenças cardíacas, tal como explica o Comité Científico sobre Produtos Dietéticos, Nutrição e Alergias da EFSA.



Dose necessária: o efeito redutor de colesterol do betagluacano é obtido a partir de um consumo de 3 gramas por dia para aqueles alimentos que aportam um grama de beta-glucano por dose. Estudos recentes também revelaram um aumento significativo do colesterol HDL com doses de 6 gramas por dia de beta-glucano.


Controle a glicemia

Diabetes tipo 2 é um factor de risco cardiovascular de primeira ordem e que, com muita frequência, se associa ao excesso de peso e à obesidade.
Mais de 34 estudos realizados em pacientes diabéticos ou em sujeitos sãos demonstraram a capacidade reguladora da glicemia e da insulinemia do beta-glucano de aveia.

A solução reside na sua capacidade de incrementar a viscosidade do bolo intestinal, o que contribui para retardar a absorção de glucose, reduzir os picos de glicemia e diminuir a secreção insulínica.


Dose necessária: o consumo de 4 gramas de beta-glucano de aveia por cada 30 gramas de hidratos de carbono disponíveis na dieta contribui para reduzir a hiperglicemia após as refeições.

Regule o peso

O excesso de peso e a obesidade converteram-se num dos principais problemas de saúde dos países desenvolvidos.
O benefício do beta-glucano no controlo do peso está a ser estudado em profundidade depois de alguns estudos terem demonstrado a sua capacidade para reduzir a resistência à insulina.

O beta-glucano tem a capacidade de incrementar a viscosidade do bolo alimentar e lentificar o trânsito intestinal. Este efeito pode provocar uma sensação de saciedade e de plenitude que pode ser uma ajuda para o tratamento da obesidade.


Dose necessária: Os benefícios do beta-glucano para o apetite e a saciedade relacionam-se directamente com a dose consumida e com o peso molecular da fibra.

Melhor saúde intestinal

A aveia contém uma combinação única de fibra solúvel e insolúvel.
A primeira favorece o desenvolvimento da microflora intestinal e lentifica o trânsito intestinal, favorecendo a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes. A segunda retém a água e incrementa a consistência das fezes , favorecendo o trânsito intestinal e a evacuação.


Dose necessária: Os especialistas consideram que um alimento deve conter um mínimo de 6 gramas por 100 gramas de produto final, ou 3 gramas por cada 100 calorias que aporte.


O melhor da aveia. Benefícios do beta-glucano
Publicado na revista Dieta Sã Nº98, Janeiro 2016.




Também lhe pode interessar